Você já organizou um bom evento, mas não apareceram muitas pessoas? Sabe como promover um evento? Não? Neste post você encontrará a solução. Nele, você poderá se informar sobre tudo o que precisa saber para que seu evento seja conhecido com as técnicas mais eficazes.
Se desejamos que nossos clientes potenciais queiram comprar o nosso produto ou, no nosso caso, participar de nosso evento, é preciso promovê-lo isto é informar, persuadir e lembrar ao público sobre, neste caso, o nosso evento de influenciar o seu comportamento e usando ferramentas diferentes, como publicidade, relações públicas, marketing direto. Então, para um evento funcionar, uma parte essencial é saber como promover um evento.
Tipos de eventos
É muito importante conhecer o evento que você deseja realizar para saber como promover um evento. Existem muitos tipos de eventos entre os quais podemos classificar:
- Eventos acadêmicos: Congresso, simpósio, seminário, conferência, fórum, debate ou painel.
- Eventos de negócios: rodada de negócios, workshop, café da manhã de trabalho, assembleias, reuniões, cursos, ações de imprensa, participação em feiras ou exposições, etc.
Idéias para saber como promover um evento
Existem diferentes técnicas ou ferramentas para saber como promover um evento e garantir que elas funcionem.
Crie um bom site
Não funciona com uma página de fãs que tenha um número de telefone de contato e uma foto de cabeçalho, já que as pessoas do século 21 precisam de informações constantes sobre tudo, então a primeira ideia de como promover um evento é criar um site atraente e, que contenha tudo o que seu público precisa saber sobre o evento. Isso significa que é funcional, que contém a localização, o tema do evento, uma descrição do programa de cada dia, o benefício que trará para o assistente, vídeos ou imagens e, caso precise de registro, o botão deve estar bem visível.
Use seu banco de dados
Isso não significa que você possa enviar e-mails enormes sem qualquer tipo de filtro, pois isso seria considerado spam. O que você deva fazer é criar bancos de dados de acordo com os tipos de público que melhor se adequam ao evento, para que você possa enviar esses e-mails apenas para os possíveis participantes do evento.
Outra recomendação é verificar quem abriu o e-mail e quem não abriu. Se você não abriu o e-mail, deve enviar outro mais atraente e, caso tenha aberto, ligue para tentar obter ajuda.
Procure por influenciadores
O que isso significa? Encontre aliados para ajudar você a divulgar seu evento. Como? Envie inscrições de seu evento para pessoas influentes em seu público-alvo e, em algumas ocasiões, essa influência custa dinheiro de acordo com a pessoa que faz e o escopo que tem, mas é um método para saber como promover um evento muito eficaz.
Crie um evento no Facebook
É uma maneira muito fácil e gratuita de alcançar um número elevado de pessoas, porque se alguém indicar que estará participando, elas também aparecerão para todos os seus amigos do Facebook.
Dentro do site coloque um link para o site do evento e até mesmo se você quiser, pode fazer anúncios sobre o evento no Facebook.
Publicar anúncios digitais
Usar redes sociais é um bom método para encontrar pessoas que podem ir ao seu evento, mas, normalmente, se você não é uma pessoa influente, não pode alcançar um número relevante, por isso seria interessante usar determinados anúncios digitais que Eles vão alcançar pessoas que não seguem você.
Comunicados de imprensa
Esta não é a melhor ideia para saber como promover um evento, mas em certos tipos de eventos é muito útil e nada é perdido por tentar.
Visitas e chamadas
Com o boom das redes sociais, muitas vezes esquecemos o essencial face a face. Muitas vezes, uma boa maneira de promover o seu evento é fazê-lo pessoalmente e, como você pode fazer isso? Dependendo do tema do seu evento, você pode visitar instituições que contenham pessoas do seu público-alvo, tais como: escolas, institutos, universidades, empresas, associações …
Tenha um bom efeito
Deixar a promoção para o fim é um erro que muitas pessoas cometem. Eles se concentram mais em prepará-lo do que em promovê-lo e isso é certamente um fracasso absoluto. Você tem que fazer um bom planejamento de todo o evento, incluindo a promoção, porque as pessoas precisam de tempo para pensar em tudo e quanto mais cedo você estiver fazendo a promoção, mais afluxo o seu evento terá.
Dê um bom título
Acontece com eventos como filmes. Um filme com um título ruim não incentiva você a assisti-lo. O mesmo acontece com os eventos, você deve gastar tempo para colocar um nome atraente para as pessoas se inscrever não só para o conteúdo, mas para o nome atraente que tem.
Tente não colocar um nome que intule todo o conteúdo do evento para evitar tempo de explicar em que consiste o evento. O nome tem que ser atraente e intrigante.
Investigar portais de eventos
Outra estratégia muito boa seria procurar por portais de eventos que classificam as atividades de acordo com as categorias de cada evento. Eles são amplamente utilizados pelo público para se manterem informados sobre os diferentes eventos.
Use o jornal
Quando um evento aparece em um jornal, parece ser muito mais profissional. Se você atingir seu orçamento, não hesite em investir em jornais porque alcançará um público diferente do que pode alcançar on-line, por isso é sempre bom estar nesses meios.
Aproveite o poder dos seus alto-falantes
Seus palestrantes sempre ajudarão você a promover seu evento e, se eles também forem relevantes, seu evento alcançará muito mais pessoas.
Enviar convites personalizados
Como dito acima, fazer qualquer promoção de maneira personalizada faz com que os clientes pareçam importantes e queiram fazer parte do evento, por isso, se você fizer convites para as pessoas de seu interesse, terá assistentes seguros.
Crie um vídeo promocional
Você pode usar vídeos de eventos anteriores e fazer uma montagem para promover o próximo evento. É muito atraente e atinge muitas pessoas, por isso, se investir um pouco na criação de um vídeo focado no seu público-alvo, isso lhe proporcionará vários benefícios e, especialmente, novos participantes.
Crie uma hashtag de evento exclusiva
Isso fará com que seu evento tenha repercussão suficiente. Que significa? Você pode espalhar seu eento através da hashtag e os participantes podem promover o seu evento gratuitamente colocando a hashtag em suas redes sociais.
Use folders
Os folhetos ou folders é uma ferramenta muito útil porque atingem um grande número de pessoas. Eles podem ser distribuídos de várias maneiras: caixa de correio, inserção em jornais, distribuição na rua, distribuição dentro da empresa … é por isso que alcançamos um público muito variado e alto. Você deve ser criativo e tentar ser atraente. Além disso, você pode incluir incentivos como descontos para o evento ou com a entrada, o que incentivará o possível participante a comparecer ao evento.
Por que é importante saber como promover um evento?
É muito importante saber como promover um evento para obter vários itens:
- Melhor a imagem do evento. Dá algum profissionalismo porque ajuda que, se feito de uma maneira boa, os possíveis participantes para o evento tenham em mente uma boa companhia que se preocupa com sua imagem e que todos os aspectos dela são controlados.
- Se tudo corresponder às expectativas feitas graças à promoção, os participantes ficarão satisfeitos com a empresa, por isso é muito importante promover o evento.
- Atinja os objetivos definidos. Normalmente, você define uma meta que é alcançada com a realização de eventos, portanto, uma boa maneira de alcançar os objetivos definidos é ajudar com uma boa promoção do evento. Você chegará aos assistentes com mais facilidade e informará o evento mais rapidamente.
- Se você atingir os objetivos, poderá criar outros eventos, por isso é muito importante alcançar os participantes e que o evento é um todo.
Essas são algumas dicas de como promover seu evento da melhor maneira possível. Em nosso site você encontra produtos que auxiliam na organização do seu evento como pulseiras de identificação, credenciais, crachás, cartões, cordões, ingressos e acessórios personalizáveis. Atendemos os mais diversos segmentos e projetos especiais, de acordo com a necessidade de cada cliente. Não hesite e entre em contato conosco. Entregamos para todo o Brasil!