fbpx
Loading...

Impressão UV: Tintas trabalhando a favor do meio ambiente

Uma inovação na fabricação e no modo de uso das tintas para impressão está fazendo a diferença para questões da sustentabilidade.

Enquanto as tintas tradicionais usam solventes para seu manuseio, as tintas de impressão UV não contém esse elemento químico, e são feitas somente de elementos orgânicos.

E COMO ISSO ACONTECE?

As tintas usadas em outros processos de impressão precisam ser dissolvidas com solventes químicos para se transformarem em líquido e serem inseridas na máquina de impressão. Depois de usadas, os solventes evaporam liberando CO² no ambiente, contribuindo para aumentar o efeito estufa e prejudicando as pessoas envolvidas nesse processo, que precisam usar máscara para se protegerem da toxidade do ar.

Por outro lado, as tintas usadas na impressão UV não necessitam de solventes. Elas são feitas de componentes pastosos e orgânicos e se dissipam depois do uso. Com elas, nenhum elemento químico é liberado no ar, trazendo benefício ao meio ambiente e aos colaboradores que participam desse processo.

 

E A QUALIDADE DE IMPRESSÃO É A MESMA?

No quesito qualidade, temos vantagens também. As tintas e a secagem ultra rápida através da luz UV, não permite que haja dispersão de tinta, o que resulta em uma melhor definição da imagem.

A impressão UV é assim chamada porque a secagem das tintas é feita por uma emissão de luzes ultra violeta, que faz com que a tinta seque quase que imediatamente e possibilita o rápido manuseio das peças, sem a necessidade da espera da secagem que deve ser respeitada em outros tipos de impressão.

Pela agilidade na secagem, a própria impressão se torna mais rápida, pois diminui o tempo entre as passadas da cabeça de impressão, já que não há necessidade de aguardar a secagem.

Além disso, a característica das tintas usadas na impressão UV, faz com que as cores fiquem mais vivas e mais fiéis ao arquivo original.

A utilização das tintas para a impressão UV se configura como um processo avançado e sustentável, coisa do futuro.