Quem não gosta de assistir o show do seu ídolo? Grandes ícones da música internacional levam milhões de pessoas aos estádios, praias, fazendas, casas de show e a qualquer lugar onde estejam para se apresentarem. Trata-se, certamente, de um grande evento, com o E maiúsculo.
O Brasil é um dos países que recebe esses grandes eventos, e é destino certo para os pop stars do mundo todo. Segundo a Revista Super Interessante, 4 entre 10 dos maiores shows de rock de todos os tempos, foram no Brasil. São eles:
Queen – 1980
Na época, o Queen era uma das bandas mais populares do mundo. Quando o grupo do inglês Freddie Mercury subiu ao palco do Morumbi, em São Paulo, mais de 130 mil pessoas vibraram com músicas como “We Will Rock You” e “Love of My Life”
Paul McCartney – 1990
O ex-Beatle levou mais de 180 mil pessoas ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Graças a essa impressionante marca, o show de Paul McCartney aparece no Guinness Book como o maior concerto com público pagante realizado por um único roqueiro
Rod Stewart – 1994
Na festa da passagem de ano entre 1994 e 1995, o roqueiro inglês Rod Stewart se apresentou para mais de 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show consta no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior concerto de rock gratuito
Rock in Rio 3 – 2001
Uma das noites da terceira edição desse festival no Rio de Janeiro atraiu um público de cerca de 250 mil pessoas. No palco, Rob Halford, Queens of the Stone Age, Ira e Ultraje a Rigor, Pavilhão 9 e, como grande destaque, os veteranos metaleiros ingleses do Iron Maiden.
O fato de sermos o maior país da América Latina nos torna o centro das atrações neste continente. Os números que estão por trás destes grandes espetáculos são impressionantes. O Rock in Rio, por exemplo, desde 1985, teve 19 edições, já contratou 2038 artistas, gerou 212 mil empregos e teve 9,5 milhões de pessoas na plateia. É um megaevento, que terá sua próxima edição em setembro deste ano.
Para que tudo saia conforme o esperado, a organização destes eventos tem que contar com soluções em identificação do público e de todo staff através de pulseiras de identificação e credenciais, e suas tecnologias tais como QR code, código de barras e pulseiras RFID, que possuem chip que podem armazenar diversas informações. Só assim é possível controlar o acesso de pessoas ao evento e aos espaços restritos ao staff da produção e de empresas terceirizadas.
A tag-ID já esteve presente em diversos shows como estes e tem as soluções em identificação que a Produção procura. Procure a tag-ID e tique mais um item no seu checklist.