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Como clientes difíceis podem fazer de você um planejador de eventos melhor

Você já teve um cliente tão difícil, você pensou em deixar a indústria? Se assim for, estamos felizes que você não tenha. Pode ter sido realmente um impulso para o seu desenvolvimento profissional. Veja o que você provavelmente ganhou com a experiência.

Na faculdade, inscrevi-me em todas as aulas ministradas por esse professor. Ele era incrivelmente duro, exigia apenas o melhor de seus alunos, raramente dava a A e esperava que todos na classe pudessem defender seus argumentos com algo mais do que frases de efeito e ideologias. Enquanto ele fez o meu GPA (média de notas) sem favores, ele me ensinou mais do que qualquer outro professor. Eu sou melhor por tê-lo conhecido.

O mesmo pode ser verdade para clientes exigentes. No começo, a pressão por trás de trabalhar com eles pode parecer insuportável, mas depois que a experiência terminar, você pode perceber que se beneficiou do tempo que passou juntos. Por isso, clientes exigentes podem oferecer algumas de suas melhores oportunidades de desenvolvimento profissional.

9 maneiras difíceis clientes fazem de você um evento melhor

Todos os conselhos abaixo são baseados em você lidar com um cliente difícil com sucesso. Se você trabalha para melhorar seu relacionamento com eles, aprenderá as seguintes coisas e se tornará um planejador de eventos melhor. Clientes difíceis treinam você das seguintes maneiras:

1. Eles melhoram suas habilidades de comunicação

Como você se torna um melhor comunicador? Você se comunica. Em nenhum outro momento da sua carreira de planejamento de eventos, a comunicação é tão essencial quanto ao lidar com um cliente difícil. Clientes difíceis darão a sua comunicação músculos um treino. Eles são exigentes e podem exigir que você ajuste suas plataformas de comunicação atuais para atender às suas necessidades. Mas quanto mais você pratica a comunicação, melhor você se tornará nisso.

2. Relacionamentos Difíceis Melhoram Sua Flexibilidade

Quando se trata de um relacionamento difícil, você se tornará mais flexível ou sairá disso. Com um cliente, este último nem sempre é uma opção, por isso você deve procurar maneiras de melhorar o relacionamento. Uma dessas formas está se tornando mais flexível e aprendendo a arte do compromisso.

3. Você aprende a espelhar

Uma das ferramentas psicológicas que os especialistas dizem para você usar ao trabalhar com uma pessoa difícil é o espelhamento. Isso significa ajustar seu padrão de fala, tom e até mesmo a linguagem corporal para corresponder aos deles. Quando você entra em sintonia com a forma como eles estão se comunicando, eles estão mais aptos a serem receptivos. O espelhamento é uma excelente habilidade para aprender a fim de conectar-se a todo tipo de pessoas, não apenas a clientes difíceis. Isso pode fazer com que um participante se sinta compreendido ou um patrocinador se sinta “seu tipo de pessoa”.

4. Você Aprende Perspectiva

As opiniões de todos são moldadas por sua perspectiva. Como a velha sabedoria diz, um elefante parece muito diferente de perto do que na planície. Lidar com um cliente difícil vai te ensinar a adicionar “na minha experiência” a frases com mais frequência do que lidar com alguém que vê tudo do jeito que você faz. Ao adicionar essas palavras simples, você é lembrado de que sua experiência varia de outras pessoas. Embora sua experiência possa torná-lo um especialista em planejamento de eventos, você pode ver facilmente que a experiência de seu cliente é diferente, mas não menos valiosa. Lidar com um cliente difícil lhe ensina empatia.

5. Você usa mais medidas

As histórias criam intimidade, enquanto as estatísticas geram crença quando se lida com pessoas difíceis. Enquanto você já pode estar usando dados para fazer o seu caso, se você tiver um cliente difícil, isso é uma coisa que você vai aprender rapidamente. Os dados se tornarão seus amigos, porque você precisará deles para provar seus argumentos e seu valor. Você pode até mesmo adicionar o “analista de dados” à sua descrição de cargo depois de trabalhar com um cliente difícil.

6. Você se tornará mais focado em metas

Ao lidar com clientes difíceis, você provavelmente não concorda muito. Mas o que você vai concordar é a importância de alcançar seu objetivo. Quando você tem pouco em comum, um objetivo pode atuar como um fator de união. Você perceberá a importância de ser orientado para objetivos e estimulará mais conversas sobre metas.

Aprender a fazer isso irá ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva e permanecer na tarefa. O objetivo é o que importa. Cada ação leva você mais perto de alcançá-lo ou leva você para mais longe – uma lição valiosa para o seu negócio de planejamento de eventos.

7. Você será excelente no gerenciamento de expectativas

Às vezes, os clientes se tornam difíceis porque têm expectativas irreais em relação ao evento. Isso provavelmente só acontecerá com você uma vez. Depois de se sair mal, você aprenderá com sua experiência e descobrirá maneiras de garantir que você e o cliente estejam na mesma página desde o início.

Gerenciar as expectativas do cliente desde o início é infinitamente mais fácil do que perceber antes do evento que elas têm uma visão irreal do que vai acontecer ou do que será obtido. Aborde as expectativas cedo para os melhores resultados. Não assuma que você conhece ou quer as mesmas coisas.

8. Você vai aprender a dizer não

Gerenciar expectativas e dizer não são lições de vida muito valiosas. Um cliente difícil lhe dará tempo suficiente para não apenas aprender a dizer não, mas aperfeiçoar a maneira como você faz.

9. Você vai aprender quando sair

A música The Gambler é ótima para ilustrar como é trabalhar com um cliente difícil.

“Você precisa saber quando segurá-los, saber quando dobrá-los, saber quando sair e saber quando correr.”

Kenny Rogers pode ter cantado sobre os cards dessa música, mas também serve para clientes difíceis. Há ocasiões em que a melhor coisa que você pode fazer para todos os envolvidos é andar (ou fugir).

Embora você nunca deva se afastar de um desafio, há momentos em que as coisas são muito mais profundas do que não ver olho no olho ou ter personalidades diferentes. Ocasionalmente, a produção emocional e o estresse não valem a receita. Quando isso acontecer, você aprenderá outra lição valiosa – como demitir um cliente. O fogo é uma habilidade importante na vida. É aquele em que você aprende a reduzir suas perdas e seguir em frente para que você possa encontrar um profissional melhor.