Se você pensa que só há fraudes no Brasil, engana-se. Fraudes são um problema mundial. Segundo pesquisa McKinsey Research de 2017, seu impacto econômico é de US$ 530 bilhões em todo o mundo.*
As fraudes ocorrem em vários tipos de produtos e serviços. Cartões magnéticos, contas bancárias, seguros, documentos, etc. Produtos usados para identificação de público em shows, congressos, feiras e rede hoteleira estão sempre sob a ameaça de sofrer fraudes, e ocasionar verdadeiros desastres em seus respectivos eventos e empresas. Em um grande show, por exemplo, pode gerar enorme perda financeira e diminuir significantemente a segurança do público.
Para produtores de eventos e compradores de produtos de identificação em geral, as fraudes são uma constante preocupação. Para evitar todo tipo de problema que elas podem causar, qualquer que seja seu negócio, aqui vão algumas dicas para driblar os fraudantes:
- PERSONALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL
A personalização das pulseiras de identificação e credenciais é um fator essencial para a diminuição de fraudes. Além de inibir a falsificação, os produtos personalizados valorizam a marca da empresa.
- A IMPRESSÃO PODE AJUDAR
Existem alguns tipos de impressão para as pulseiras de identificação, e uma super recomendada para evitar fraudes é a impressão em silk. Essa técnica é mais complexa e por esta razão mais difícil de ser falsificada.
- TECNOLOGIA
Código de barras, QR Code e RFID são tecnologias que ajudam e muito a evitar fraudes em pulseiras de identificação e credenciais. Com o RFID, por exemplo, cada pulseira tem a programação para o uso exclusivo do seu participante.
- ANUNCIE OS PONTOS DE VENDAS
Anunciar os pontos de vendas oficiais de ingressos do evento ajuda o público a se defender de possíveis falsificadores.
- FORNECEDOR É COISA SÉRIA
Tenha um fornecedor profissional. O fornecedor não é só aquele que conhece o mercado e pode te indicar o produto ideal para o seu negócio, mas é também aquele em quem você pode confiar. Em identificação a confidencialidade é imprescindível. Você precisar contar com fornecedores que mantém seu produto em segredo até que o evento esteja terminado. Isso vai evitar falsificações.
Levando em consideração o tamanho do prejuízo financeiro e de reputação que sua empresa, instituição ou produtora podem ter, fique de olhos abertos contra as fraudes e busque informação para ficar longe das dores de cabeça que elas podem te causar.
*McKinsey Research, Javelin 2017 Identity Fraud Report.