Tão importante quanto planejar, organizar e promover o evento é saber calcular o ROI (retorno sobre o investimento). Principalmente nos dias de hoje, que as empresas têm buscado melhor índice de custo beneficio investindo o minimo possível.
O que é o ROI de um evento?
O ROI mede o retorno dos valores investidos no evento, ou seja, é um medidor que considera o aspecto financeiro do evento, sua relação custo/benefício e sua taxa de lucro. Um ROI elevado interessa principalmente aos investidores, pois representa um retorno positivo de seus investimentos. O uso do ROI como medidor também é interessante em eventos que trabalhem majoritariamente com questões financeiras, pois atua como uma vitrine positiva para as empresas participantes.
O cálculo é bastante simples: é só subtrair o investimento inicial do ganho obtido e o resultado, e dividir pelo valor do investimento inicial. Imagine que você investiu R$ 50 mil e teve um retorno de R$ 250 mil. Ao aplicar a fórmula do ROI, temos que R$ 250.000 – R$ 50.000 / 50.000 será igual a 4. Portanto, o retorno foi de 4 vezes o investimento inicial.
Caso o resultado tivesse sido 0, isso significaria que o evento se pagou, mas não obteve retorno financeiro. Resultados negativos, por sua vez, indicam que a empreitada não cobriu os recursos empenhados nela e, por isso, deu prejuízo.
Mensurar o público impactado
Pode ser por uma simples ficha de presença manual, mas você deve medir quais as pessoas foram impactadas naquela palestra, dia de campo, feira. Se for registro via código de barras é um tanto quanto mais prático. Depois você terá que cruzar as vendas advindas exatamente desse público para ter um resultado preciso.
Sem inovação não há retorno
Não invista em algo que as pessoas já conheçam, busque sempre algo novo em seus eventos. A competição é enorme e forte nos mais diversos sub-segmentos. Sendo assim, sem atratividadeprovavelmente terá um ROI negativo, certamente. A não ser que você jogue apenas com preço promocional e isso, é bastante arriscado para uma estratégia consistente de formação de marca. O cliente não quer ir ao seu estande apenas tomar cerveja ou ganhar um boné. Aliás, ele até quer, mas você terá feito um baita esforço pessoal e financeiro em vão.
Cuidados com os custos
Existem produtores de eventos, investindo em superproduções, estandes com uma super produção, modelos como recepcionistas. Além de não trazer retorno, isso vai impactar negativamente no seu cálculo, ficando ainda mais difícil ter um retorno positivo. O cliente não gosta de ser iludido e é muito mais esperto do que uma marca pode imaginar. Ele vai se aproveitar da festa e na hora da decisão efetiva, vai procurar por empresas sérias e que entregam o que prometem. Se seu lema é produtividade, lucratividade, tudo o que você faz também tem que demonstrar isso. Contos de fadas não combinam. Coerência só é coerência se for do início ao fim.
Fonte: Mariangela Albuquerque, pós graduada em Marketing Pleno pela Madia Marketing School