Em época de Copa do Mundo de Futebol da Rússia 2018, as marcas precisam definir quais estratégias de marketing serão implementadas para se conectarem com seus clientes durante o evento. Promoções especiais e ativações não podem faltar em nenhum plano, mas neste ano haverá dois fatores que ganharão relevância especial: contar histórias e usar dispositivos móveis.
Como começar a trabalhar em uma estratégia de marketing para aumentar o alcance de nossa marca durante o maior evento esportivo do ano? Que tendências devemos ter em conta e como podemos adaptá-las ao orçamento de uma pequena e média empresa? Não importa se você não tem dinheiro suficiente para pagar pelos direitos de usar imagens de jogadores ou logotipos oficiais, sempre há oportunidades para aproveitar! E estas são as 5 chaves que, segundo os especialistas, você não pode deixar de levar em conta.
1. Marketing digital
De acordo com o Interactive Advertising Bureau (IAB), durante a última Copa do Mundo de 2014, 51% dos telespectadores assistiram aos jogos pela televisão, enquanto 32% fizeram através da Internet. Neste ano, no entanto, espera-se que esses números sejam revertidos e que o evento também se torne o mais assistido da história por meio de dispositivos móveis.
Exemplos: você pode aplicar publicidade por meio de sites e plataformas móveis de mídia local ou especializada.
2. Interatividade
Um anúncio em uma revista local, os conteúdos em seu site ou o que sua marca compartilha nas redes sociais devem ter um objetivo claro: dialogar com seu público. Pense nos tipos de dinâmicas que você pode implementar, que incentivam seus consumidores atuais e potenciais a compartilhar suas experiências e, no final, adquirir seus produtos e serviços.
Exemplos: pesquisas, curiosidades e concursos.
3. Contar de Histórias
Contar uma história permite que você conecte uma marca à mente e ao coração de um consumidor. E um evento do impacto emocional de uma Copa do Mundo é a oportunidade ideal para isso. De acordo com a personalidade e mensagem de sua empresa, pense nas histórias que você pode compartilhar e se conectar com valores como superação, trabalho em equipe, triunfo e também fracasso.
Exemplo: um vídeo dos comensais de um restaurante, contando como eles viveram a Copa do Mundo no ano passado, o que cada partida que a seleção mexicana jogou por eles e por que eles vão viver a Copa do Mundo naquele lugar.
4. Experiências personalizadas
Graças a ferramentas como geolocalização e aplicativos de mensagens, você pode convidar seu público a viver momentos únicos e projetados para se adequar aos seus gostos, preferências e local de residência. E você pode planejar essas experiências para serem vividas antes, durante e depois dos jogos.
Exemplo: promoções personalizadas para mulheres entre 30 e 40 anos que amam moda e futebol e moram na mesma região de uma loja de moda e design.
5. Os formatos nativos
O mundo é ideal para trazer a publicidade para consumidores não-invasiva recomendações, por exemplo, durante reuniões familiares ou massa envolvidos para assistir a um jogo, ou durante o tempo gasto em um aplicativo para analisar os resultados ocasião. Investigue quais eventos ocorrerão em sua comunidade e em quais plataformas a sua segmentação de cliente está pronta para participar.
Exemplo: conteúdo de vídeo sobre as lições oferecidas pelo futebol para, por exemplo, empresários e empreendedores ou diretores de Recursos Humanos.
Você tem mais ideias? Esperamos que esta temporada não a deixe passar e obtenha o melhor benefício para o seu negócio.