O mundo todo está em um clique. Em um clique viajamos até o Nepal, passeamos pelos corredores da Berkeley University, falamos com um tio que mora em Vancouver, visitamos o Museu Picasso, e sabemos tudo de todos. Sei que meu primo esteve numa festa anteontem, que a vizinha foi para Paris semana passada, e o quê o namorado da minha amiga está comendo no almoço.
A opinião e os valores das pessoas e das empresas estão expostos, abertos, desnudos à luz do dia. As assessorias de imprensa nunca trabalharam tanto para manter a paz e harmonia entre fãs e pessoas públicas, entre consumidores e empresas. A informação corre rapidamente e todos somos responsáveis por nossas palavras e ações. E no mundo corporativo não é diferente. As empresas são responsáveis pela sociedade e pelo planeta em que estão inseridas.
A importância que os consumidores dão a responsabilidade social e ambiental das empresas, definitivamente é um caminho sem volta. Diante disso, as empresas devem estar antenadas com todas as mudanças tecnológicas e comportamentais deste nosso mundo.
Na hora de promover um evento não é diferente. Afinal, o evento de uma empresa é uma grande vitrine.
A produção de eventos movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil. São feiras, shows, congressos, simpósios, rodeios, cerimônias, festas e muito mais. Tudo isso acontecendo em diversos pontos do país e com uma agenda frenética, que envolve profissionais de inúmeras áreas, criando um acontecimento onde irão transitar milhões de pessoas de tantos outros setores.
Nesta onda, um tema que não passa em branco por nenhuma empresa que se preze, é a SUSTENTABILIDADE.
É inconcebível, hoje em dia, que um evento seja pensado sem esse elemento. Os bons produtores de evento, tem isso em mente e na hora de planejar seu trabalho, esse assunto é levado muito a sério.
E aqui vão algumas dicas para estar por dentro dos detalhes:
- Luz: Economia na iluminação com uso de lâmpadas LED.
- Transporte: Estimular o uso de transporte público, procurando locais para o evento, que tenham fácil acesso.
- Consumo de copos: Dependendo do tipo de evento, pode-se propor que cada um leve seu próprio copo. Outra solução é usar copos reutilizáveis, de acrílico ou vidro. Ou ainda, dependendo do evento, vender no local copos reutilizáveis com a logo do evento.
- Lixo: Planejar o tipo de resíduos que será produzido no evento e ter um destino correto para cada um deles.
- Água: Conscientizar público e trabalhadores sobre a importância da economia de água.
- Venda de ingressos online: Os ingressos devem ser apresentados via aplicativo, evitando a impressão de papéis.
A última dica e a MAIS IMPORTANTE
A COMUNICAÇÃO: Nenhuma das medidas acima terão valor se não tiver a colaboração dos convidados e visitantes, portanto investir na conscientização sobre a importância de ter uma atitude sustentável é primordial.
Certifique o evento com selos de sustentabilidade e não perca nenhuma oportunidade de explicar para o público que se trata de um evento sustentável. Em qualquer peça de comunicação, tais como cartazes, pulseiras de identificação, pastas e material gráfico, crachás, placas de localização, brindes, cordões, ingressos, etc, devem estar essa informação.
Planeje e peça ajuda a um especialista, se for preciso.