fbpx
Loading...

Que Sertanejo é esse?

O sertanejo é um gênero musical amado por muitos. Segundo a Revista Super Interessante, é o tipo de música mais ouvido no Brasil, e só perde para o pagode. O gênero musical que nasceu para cantar a vida simples do campo, a cultura caipira e as paisagens bucólicas, sofreu profundas transformações, e hoje, conquistou todos os cantos do país. De norte a sul, do campo à metrópole, de casamentos a churrascos, de manhãs até às noites, o sertanejo é o hit que está na boca do povo.

E mesmo que alguns torçam o nariz, a música entrará pelos seus ouvidos, em algum momento do dia.

A pergunta que vamos fazer hoje é:

COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI?

O Sertanejo não nasceu como ele é conhecido hoje. Especialistas em música costumam dividir esse estilo musical em quatro fases, para contar sua História. Então, vamos embarcar nessa!

 

  • PRIMEIRA FASE também conhecida como MÚSICA CAIPIRA OU DE RAIZ.

“…Fizemos a última viagem
Foi lá pro sertão de Goiás
Fui eu e o Chico Mineiro
Também foi o capataz…” (Chico Mineiro – Tonico & Tinoco)

A primeira música sertaneja, surgiu em 1929 e foi cantada por Cornélio Pires, que era jornalista e escritor. Juntou alguns “causos” e fragmentos de canto, vindas de regiões rurais de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

As músicas falavam sobre a vida no campo, a beleza das paisagens, a cultura caipira.

Principais artistas: Alvarenga e Ranchinho, Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vierinha.

Esse estilo ainda sobrevive na boca de Mazinho Quevedo, Inezita Barroso, Daniel, entre outros.

 

  • SEGUNDA FRASE também conhecida como TRANSIÇÃO

“…A fossa nasce de uma despedida
A fossa é tempestade em nossa vida…”

(A Fossa – Milinário e Zé Rico)

Após a Segunda Guerra, teve início a fase de transição, com a introdução de instrumentos tais como a polca europeia, acordeão e harpa.

Os temas vão mudando, tornando-se mais amorosos. Em 1947, aconteceu o primeiro rodeio de Barretos, dando origem a Festa do Peão de Barretos, em 1956. A partir daí, esse foi um grande palco para as duplas sertanejas.

Principais artistas: Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Palmeira e Biá, Milionário e Zé Rico, Pena Branca e Xavantinho.

 

  • TERCEIRA FASE também conhecida como SERTANEJO ROMÂNTICO

“Há uma nuvem de lágrimas sobre meus olhos
Dizendo pra mim que você foi embora
E que não demora meu pranto rolar…”

(Nuvem de lágrimas – Chitãozinho e Xororó)

Final da década de 60, a guitarra elétrica estava passeando por todos os gêneros musicais, e aqui não foi diferente. Esse instrumento marca uma fase moderna do sertanejo, traz elementos da cidade e mistura culturas. Com isso, a partir dos anos 80, a música sertaneja sai do circuito de rodeios e festas do interior para ganhar palcos em grandes centros, e com isso se popularizar em todo o Brasil.

Principais artistas: Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, Matogrosso e Mathias, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, João Mineiro e Marciano João Paulo e Daniel, Roberta Miranda, entre outros.

 

  • QUARTA FASE também conhecida como SERTANEJO UNIVERSITÁRIO

“Não tô jogando praga
Se tratando de amor, aqui se faz, aqui se paga
Vai preparando pra latada…”

(Quem traiu levou – Gusttavo Lima)

De olho no grande sucesso que a música sertaneja começou a fazer no Brasil, a indústria fonográfica lançou duplas sertanejas de jovens, que cantam para um público mais jovem, e por isso foram chamados de universitários. Os temas giram em torno do amor e das baladas. Apesar do grande sucesso do Sertanejo Universitário, ainda surgem duplas mais ligadas ao movimento anterior.

Principais artistas: Victor e Leo, Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Simone e Simaria, Luan Santana, Maiara e Maraisa, Marcos e Belutti, entre outros.

 

Depois dessa viagem, escolha seu estilo favorito e som na caixa!