O assunto que vamos abordar hoje é simples, porém é um tema que está relacionado com um grande número de ocorrência de dúvidas entre as pessoas. Afinal, o que é TAG?
TAG – em inglês significa rótulo, rotular, etiqueta, etiquetar. Normalmente é usada para fazer identificação de alguma coisa. Desse modo, quando falamos em fazer tagueamento de qualquer coisa sendo elas maquinas, equipamento, mochilas ou até mesmo de pessoas nada mais é do que fazer uma etiqueta de identificação para cada um deles.
O termo é novo para muitas pessoas, mas o significado é antigo, uma vez que significa classificar, ordenar, o que sempre foi utilizado em livrarias, bibliotecas, casa de som, enciclopédias e tantos outros. É uma forma pratica de fazer cadastro e rastreamento que ajudam na hora de organizar as informações, agrupando aqueles que recebem a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas.
Existem diversos tipos de TAG ou etiquetas de identificação, utilizadas para as mais diversas aplicações para todos os segmentos. Sendo eles, varejo, indústria e serviços.
- Varejo: supermercados, padarias e lojas de departamento.
- Indústria: química, alimentícia, automobilística, bebidas, farmacêutica e eletroeletrônica.
- Serviços: hospitais e maternidades, laboratórios clínicos, distribuidores de medicamentos, empresas aéreas, empresas de logística, movimentação e armazenagem e distribuidora de ingressos.
Atualmente, na internet esse termo é bastante usado para relacionar diferentes conteúdos como páginas de sites, postagens de blogs, fotos, programas para download, links e marcadores e até mesmo nas micro-mensagens do twitter e nos sistemas de busca como o Google. As tags estão muito presentes nesse universo, fazem parte de estratégias e de construções de conteúdo e por essa razão, “tagging” associa-se com a onda Web 2.0. Normalmente, um item tem uma ou mais tags ou etiquetas associadas a ele.